menu

Image Map

10/09/2015

Tiamat

 Inicialmente, quando o mundo cultuava divindades femininas com suas várias faces, Tiamat era adorada como a mãe dos elementos.  Tiamat foi responsável pela criação de tudo que existe. Os deuses eram seus filhos, netos e bisnetos.

 Tudo inicia-se com o caos aquático. Apsu a água doce que origina rios e riachos, e Tiamat, o mar ou as águas salgadas, combinam seus poderes para criar o universo e os Deuses.


 Os primeiros dois Deuses chamaram-se Lachmu e Lachamu. A primeira prole se reproduziu e formou-se outra prole. Esses Deuses irritavam profundamente Apsu que convocou seu auxiliar Mummu e foram juntos a Tiamat, a quem disseram que a descendência de ambos deveria ser eliminada para que regressasse a tranquilidade. Tiamat, entretanto, enfureceu-se rechaçou a ideia, pois embora estivesse perturbada com os ruídos dos deuses, os perdoava.
 As crianças Deuses acabam descobrindo que Apsu tinha plano de matá-las e enviam o Deus Ea para matá-lo primeiro. Ea aprisionou Apsu  num eterno sono e roubou a glória de Mummu.
 Tiamat não apoiava os planos de Apsu de destruir seus filhos mas, diante da morte de seu esposo, passa a lutar contra eles. Tiamat gerou Kingu,com quem gera vários monstros: serpentes de garras venenosas, homens escorpiões, leões demônios, monstros tempestade, centauros e dragões voadores. Depois, partiu para a retaliação.
Antes designou Kingu como chefe de seu exército dizendo:
-“Exaltando-te na assembleia dos Deuses, eu te dou o poder para dirigir todos eles. Tu és magnífico e meu único esposo. Que os Anunnaki exaltem teu nome.”

 Entregou-lhe então as Tábuas do Destino. As crianças Deuses temiam lutar contra Tiamat até que Marduk, filho de Ea, decidi lutar contra ela. O restante dos deuses rebentos prometeram a Marduk que, em caso de vitória, ele seria coroado como rei dos Deuses.
 Marduk teceu uma rede e apanhou Kingu e todos os monstros. Ele os acorrentou e os atirou no Submundo. Partiu então para matar Tiamat. Primeiro Marduk cegou o dragão com seu disco mágico, possivelmente representado pelo próprio sol, pois o Deus era também um herói solar. Depois feriu mortalmente Tiamat com uma lança, símbolo da vontade criativa e procriação. O herói teve ainda o auxílio dos sete ventos para destruir Tiamat. Com metade do corpo dela ele fez o céu, e com a outra metade a Terra. Tomou sua saliva e formou as nuvens e de seus olhos fez fluir o Tigre e o Eufrates. Finalmente de seus seios criou grandes montanhas.
 Tiamat, não é apenas o Dragão terrível. Ela é não só geradora, como também a mãe legítima de suas criaturas, que se enfureceu quando Apsu decidiu matar os deuses que eram seus filhos. Somente depois destes terem assassinado Apsu, seu marido, o pai primordial, é que ela dá inicia à sua vingança e propaga a sua força destruidora.
Tiamat representa o poder irracional dos primórdios e do inconsciente criador. Mesmo na morte, ela continuou a representar o mundo superior e o inferior.
 De acordo com meus estudos tiamat não foi a primeira deusa mais sim a mais velha entre eles, tendo oceanus como pai mais o único momento em que um deus com este nome é citado hoje é quando se fala sobre os filhos de urano e gaia sendo oceanus um dos mais velhos. O que intriga é o fato de como uma deusa babilônica pode ser filha de um deus grego como essas historias se cruzaram sera que existe um outro deus chamado oceanus ou de fato um titã é pai da deusa dragão da babilônia? Não acredito em coincidências quando se trata da magia quem sabe não descubro algo que revele a verdade sobre essas linhas cruzadas mais por hora vamos aceitar a historia dela como esta agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".