menu

Image Map

23/09/2015

O budismo

Para aprimorar um pouco mais nossos conhecimentos sobre religião hoje sera a vez do budismo sem muita enrolação vamos contar um pouco a historia do budismo e seus ensinamentos.



Sua origem é indiana sim para aqueles que pensavam que o budismo nasceu no japão estão totalmente enganados na verdade esta não é só uma religião, mais também um sistema ético e filosófico. Seu criador foi sidarta gautama também conhecido como buda por volta de VI A.C ele é considerado pelos seus seguidores como guia espiritual e não um deus como muitos pensam dando aos seus seguidores a liberdade para seguir outras religiões não só o budismo.
 O inicio do budismo esta também ligado ao hiduismo, religião na qual buda é considerado a encarnação ou avatar de vishnu. Esta religião teve seu conhecimento interrompido na índia a partir do seculo VII graças ao avanço do islamismo e o crescimento do grande império árabe. Mesmo diante disto seus ensinamentos cresceram e se espalharam pela asia e em cada cultura foi adaptada ganhando características próprias para cada religião.



Os ensinamentos do budismo.

 Os seus ensinamentos tem como estrutura a ideia de que o ser humano esta condenado a reencarnar infinitamente apos a morte e passar sempre pelo sofrimento do mundo material assim o que a pessoa fez durante sua vida sera considerado na próxima vida assim sucessivamente. Esta ideia é conhecida como carma por isso quando alguém na índia fala este é meu carma ele esta querendo dizer que deve ter feito algo para passar por isso nesta vida. 
 Ao enfrentar os sofrimentos da vida o espirito pode atingir a pureza espiritual ou nirvana como deve ser chamado desta maneira chegando ao fim das reencarnações. Para alguns seguidores nossos espíritos podem também reencarnar em animais por isso muitos deles adotam uma alimentação a base apenas de vegetais(vegetariana).
 Sua filosofia é baseada na verdade:
A existência esta relacionada a dor, sendo a origem da dor a falta do conhecimento e os desejos materiais. Portanto se queres se livrar da dor deves primeiro livrar-se da dor e da ignorancia.
 Para se livrar da dor o homem tem oito caminhos a percorrer:
 Compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. E de todos os caminhos apresentados a meditação é o mais importante para se atingir o estado de nirvana.
 A filosofia budista também adota cinco comportamentos morais:
 Não maltratar os seres vivos pois eles são reencarnações do espirito, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar e evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes. Ao seguir estes preceitos básicos o ser humano poderá evoluir e melhorar o carma de sua vida seguinte. 
 Curiosidade:
 No japão o budismo só foi estabelecido por volta de 575 bem diferente do que a maioria das pessoas imaginam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".