menu

Image Map

30/09/2015

Hecate

Hecate (Εκάτη, Hekátē) esta deusa é filha dos titãs Perses e Astéria e o orgulho de Febe sua avó.


 Seu nome em grego significa ''a distante'' mais alguns atribuíam seu nome a palavra egipicia Hekat que significa ''todo o poder'' pois supostamente Hécate teria se originado no sudoeste asiático sendo assimilada a religião greco-romana mais tarde da mesma forma, ela passou a ser conhecida como a mais próxima de nos, pois acreditava-se que em noites de lua nova ela aparecia com uma terrível matilha de cachorros diante de viajantes que por ali passasse.

 Ela possui muita características diferentes dos outros deuses e não possui muita participação nos mitos gregos tendo sempre papeis secundários, mais esta deusa teve sua participação na titanomaquia ao lado de Zeus e quando auxiliou demeter em sua busca por persefone a guiando com tochas de fogo. E logo apos demeter encontrar sua mãe ela se tornou ministra de persefone no submundo desta forma também teve sua participação no combate a heracles quando este tentou enfrentar cérberos seu cão de companhia do submundo. Ela enviava aos humanos terrores noturnos aparições de espectros e fantasmas. 
  A Zeus coube o céu e a terra, Poseidon os mares e Hades o submundo depois da titanomaquia mais mesmo assim Hecate ainda continuou mantendo seus domínios sobre o céu a terra os mares e o submundo pois os deuses a respeitavam.
 A forma como é representada varia muito hora ela tem três corpos hora um corpo e três cabeças, mais sempre leva uma tiara chamada de pollos com a lua crescente e uma ou duas tochas nas mão, e serpentes enroladas em seus pescoços. Suas faces representam a virgem, a mulher, e a senhora, tendo assim o poder de olhar para as três direções ao mesmo tempo, podendo desta forma ver o destino, o passado que interferia no presente e podia de alguma forma prejudicar o futuro. Suas três faces passaram a simbolizar o poder do submundo ajudando persefone no julgamento dos mortos. Os romanos lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros dada a relação dela com a feitiçaria e a obscuridade os magos e bruxos de antigamente lhe faziam esta oferenda no final de cada lua nova.
  Os marinheiros consideravam-na sua deusa titular e pediam-lhe que lhes assegurasse boas travessias, já os romanos  assimilaram Hécate a Trívia, deusa das encruzilhadas, embora a relação dada entre ambas não seja tão perfeita como em outros casos sendo ela  uma divindade tripla: lunar, infernal e marinha. Hécate se uniu a Eetes, de quem gerou a feiticeira Circe.

 Embora fosse associada a cães e ovelhas ela também era associada a corujas, serpentes, vacas, cavalos e sapos em sua forma de três cabeças ela também é representada com uma cabeça de animal.
Suas lendas contam que ela passava pela Terra ao pôr do Sol, para recolher os mortos daquele dia. Como feiticeira, não podia ser vista e sua presença era anunciada apenas pelos latidos dos cães. 
 Hécate nos ensina que o caminho que leva à visão sagrada e que inspira a renovação passa pela escuridão, o desapego e transmutação. Ela detém a chave que abre a porta dos mistérios e do lado oculto da psique. Sua tocha ilumina tanto as riquezas, quanto os terrores do inconsciente, que precisam ser reconhecidos e transmutados. Ela nos conduz pela escuridão e nos revela o caminho da renovação.
 Muitas vezes foi representada com uma foice ou punhal para cortar as ligações com o mundo dos vivos. O cipreste está associado à imortalidade, intemporalidade e eterna juventude. Sendo a morte encarada como passagem transformadora e não o fim assustador e definitivo, essa significação tem origem na própria terra que dá vida, dá a morte e transforma os frutos em novas sementes que irão renascer. 





 Curiosidades sobre a Historia de Hecate.

 Por não possuir uma passagem apenas sua muitas informações na grecia ela se torna uma deusa um pouco misteriosa ou ate mesmo mau compreendida poucos templos foram encontrados e só existe uma representação romana da mesma.

 Conhecida como deusa da noite e da encruzilhada a de três caminhos, muitos a idolatram como a rainha das bruxas e dos mortos e também a chamavam como aquela que fica a frente do portão. 

 Dizem que antigamente se colocava uma estatua de três cabeças em encruzilhadas uma para cada caminho.

 Dizem também que a mariposa é sinal de Hecate.


 Como a maioria dos deuses pagãos com ela não foi diferente, depois da entrada dos cristãos na historia muitas vezes ela pode ser vista como demônio, ou como maldosa sinceramente não saberia dizer exatamente quem é Hecate mais posso garantir que existe mil e uma interpretações sobre ela, esta foi a que achei mais justa e no final todos nos temos que admitir tudo na magia tem seu lado obscuro muito ou pouco mais sempre tem ate mesmo jesus teve seu lado negro, na minha opinião não é a forma que o mundo vê aquele deus que conta e sim como tu segues ele, a historia se modifica sempre através dos olhos e dos atos de seus seguidores não que neste mundo não exista os deuses maus Lúcifer é um deus mais se você segue ele é de sua total responsabilidade. Mais existem deuses como Hecate que representam muito mais do que a historia pode contar mais apenas seus verdadeiros servos saberão quem ela é e ate mesmo seus servos a descreverá de formas diferentes cabe a cada um encontrar sua maneira de segui-la e conhece-la melhor a unica coisa que posso garantir sobre ela é que Hecate é a deusa dos bruxos o resto fica deixo por sua conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As falhas dos homens eternizam-se no bronze, as suas virtudes escrevemos na água".